sábado, 28 de agosto de 2010

Goran Bregovic


Finalmente!! Um post sobre Goran Bregovic!! Goran quem?? Está escrito certo?? Sim caro leitor sem cultura de música Sérvia[JOKE]. Aqueles que já tiveram o prazer de fazer uma vista à minha casa enquanto estava no PC sabem quem é o cara. Goran Bregovic nasceu em 1950 em Sarajevo, na República da Bósnia Herzegovina. Filho de mãe Sérvia e pai Croata, Goran criou um estilo próprio de ritmo com influência da música Sérvia dos Balcãs, fanfarras ciganas, música italiana, os coros femininos da Bulgária, o klezmer [estilo de música judaica que antes do século XX era conhecida como yiddish] e porque não do rock, na qual admite ser apaixonado desde pequeno. Aos 16 anos formou sua primeira banda o "White Button" no qual era compositor e tocava violão [admitia que escolheu tal instrumento por fazer mais sucesso com as meninas... AHH DANADO!!]. Goran ainda foi o líder e guitarrista da banda Bijelo Dugme que foi criada em 1974 e lançou 9 álbuns até 1989.
Mas o ponto alto de sua carreira veio quando conheceu o cineasta Emir Kusturica, quando com sua banda, Wedding & Funeral Orchestra, e estilo próprio formado, fez a trilha sonora do filme " O Tempo dos Ciganos", de 1988. Com Kusturica ainda faria a trilha sonora de mais 2 filmes "Arizona Dream" e "Underground". Um filme que teve em sua trilha sonora músicas feitas por Goran Bregovic foi o filme "Borat - Cuiltural Learning of America", esse com certeza você já ouviu falar. O último cd lançado por ele foi em 2009, uma coletânea com 20 músicas da sua carreira.





O Tempo dos Ciganos - 1988





Ederlezi música que aparece no filme "Borat" e em "O Tempo dos Ciganos".
Ederlezi é uma Festa da Primavera, celebrado pelos ciganos dos Balcãs, é o nome cigano para a Festa de São Jorge.

3 comentários:

  1. Hahaha eu já ouvi o cara com nome de Bregavic, quer dizer Bregovic. O estilo dele é bem diferente mesmo!!! E animado xD

    ResponderExcluir
  2. Já te disse que eu quero a discografia dele =D As músicas dele são muito iradas cara! =D

    ResponderExcluir
  3. O sobrenome do cara eh kalashnikov?
    O tio dele inventou a AK-47, olha que legal.

    *nao, eu nao li o post inteiro

    AHEUehauehaeuh

    ResponderExcluir